Segmentação e Novos Produtos

Muitas vezes nos deparamos com profissionais de marketing criando e modificando uma infinidade de produtos. O que mais chama atenção é que em muitos casos o consumidor olha para o produto no ponto de venda e pergunta-se: "pra quê serve isso?". E nem a pessoa que criou sabe responder. Isso é uma falha de planejamento mercadológico. A criação de um produto não pode ser relacionada ao gosto pessoal de quem o desenvolve achando que será útil. Deve-se levar em consideração um levantamento minucioso de identificação do consumidor utilizando todas as técnicas possíveis para entender perfeitamente o que o cliente quer.
A segmentação de mercado ajuda no desenvolvimento de pesquisas específicas para detectar qual o eixo principal de pensamento que a empresa deverá adotar para atingir seu público-alvo. Separar o mercado em parcelas menores exige um investimento menor em pesquisas, o que deixa ao alcance das empresas de qualquer porte o gerenciamento de seus produtos.
Direcionar um produto novo não é apenas realizar uma propaganda bem feita, e sim, zelar para que o produto esteja na mão de quem necessita dele e que essa pessoa necessite somente dele pois, caso exista um similar no mercado o cliente encontrará a dúvida sobre sua eficácia e seu consumo exigindo do fabricante um esforço maior na sua distribuição.

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