Atividades da Administração Mercadológica

Em outra postagem tivemos a oportunidade de entender basicamente o que é Administração Mercadológica. Neste tópico veremos algumas atividades do Administrador de Marketing.

Primeiro ponto: segundo o Profº Jerome McCarthy, o marketing é composto por quatro variáveis: produto, preço, promoção e praça. Comecemos a analisar pela praça.

Entende-se como praça o ponto de venda do produto ou serviço. Em termos técnicos chamamos de mercado. É através do estudo de mercado que conhecemos o público-alvo, o cliente potencial e os nichos de consumo. Grandes empresas de marketing realizam pesquisas de campo aprofundadas para entender quais as reais necessidades do mercado. Questionários elaborados e analisados por psicólogos podem revelar coisas que nem o consumidor imagina que deseja. Nesse ponto encontra-se toda formulação e aplicação das técnicas de estatística, análise, planejamento, estudo, avaliação e a visão do Administrador de Empresas que, através do amplo conhecimento das diversas áreas que envolvem uma empresa, consegue detectar as melhores formas de atingir os resultados.

Segundo ponto: o produto versus o preço.

Detectado o produto que o consumidor deseja, o Administrador de Empresas deverá utilizar de toda sua habilidade para junto ao Administrador de Marketing elaborar um produto com auxilio de profissionais de Designer e Engenharia de Produção a fim de garantir o produto na qualidade e preço esperados pelo consumidor. Além disso, o Administrador de Empresas deverá organizar a logística e a capacidade produtiva para garantir que o produto torne-se disponível para o consumidor em quantidade adequada e seja produzido dentro dos custos orçados pelo Departamento Financeiro da empresa.

Terceiro ponto: a promoção.

Cabe ao Administrador de Marketing, encontrar meios para divulgar e promover o produto. Para isso pode-se utilizar de demonstrações no ponto de venda ou até contratar uma empresa de publicidade para realizar a propaganda nas mídias sociais.

Portanto, a Administração Mercadológica é encarregada de levar o produto até o cliente através todo estudo situacional e da estratégia. A propaganda é tarefa exclusiva dos profissionais de Publicidade, que estudaram toda a parte de Comunicação Social, e não do Departamento de Marketing, que deve estar encarregado de elaborar as estratégias do produto e de vendas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Administração Mercadológica?

Administração Mercadológica na Produção