Administração Mercadológica na Produção

Dando prosseguimento nos textos sobre "O que é Administração Mercadológica", venho hoje escrever sobre Administração da Produção envolvendo as análises mercadológicas.

Relembrando alguns pontos de outras postagens desse blog, a Administração Mercadológica se encarrega de realizar a análise e o estudo do mercado a fim de garantir um produto perfeito ao consumidor que irá utilizá-lo. Para que isso ocorra, é preciso também ficar atento com os aspectos produtivos da empresa. Não se pode lançar um produto no mercado que não consiga ser atendido pela sua capacidade produtiva. Muitos profissionais de marketing pecam ao desenvolver produtos e realizar campanhas de divulgação sem ao menos analisar os recursos de produção que a empresa possui para atender a demanda.

O Administrador de Produção é encarregado de balancear a produção da empresa de forma que a capacidade produtiva não fique ociosa. Por exemplo, se você produz a massa de um bolo com a máquina A e ao passar para a máquina B para assá-lo sua máquina A ficará parada, isso é capacidade ociosa. Quando se existe uma demanda de um produto, deve-se tomar cuidado com essa capacidade ociosa para não ocorrer contratações desnecessárias devido ao desperdício de tempo na produtividade. Esse desperdício poderá aumentar o custo do seu produto final tornando-o inviável ao atendimento da necessidade do consumidor.

Quando falamos em Administração Mercadológica na Produção, estamos falando em projeção de oferta e demanda. Caso sua demanda seja de 1000 unidades de um produto por dia, mas sua capacidade de produção é de 800 unidades por dia, saber-se-á que é necessário algo que freie a demanda excessiva. Outra possibilidade, é o estudo do balanceamento da produção de forma que consiga produzir as outras 200 unidades e atender a demanda diária. Uma nova máquina é necessária? Qual o custo do investimento? Se aumentar o turno dos funcionários ficaria mais lucrativo para a empresa? A contratação de novos funcionários permitiria ampliar o tempo de produção e com isso a capacidade de oferta? Todas essas perguntas o Administrador da Produção deverá saber responder.

Essa complexidade mostra o quanto se faz necessário que bons Administradores de Empresas saiam das universidades com uma visão ampla de todo o sistema empresarial. O tecnólogo, por sua vez, deve focar muito bem sua especialidade para dar o suporte necessário ao Administrador em relação à parte do sistema em que este estiver inserido. E cada dia mais caímos na necessidade de profissionais altamente qualificados. Não basta colocar o bolo no forno e assar; é preciso projetar quando, como e onde será feito isso.

Comentários

  1. Gostei muito deste link que você fez com estas duas áreas. Hoje eu estou no 5º período de ADM, e estou justamente cursando estas duas disciplinas ADM. Mercadológica (Marketing) e ADM da Produção. Fico muito grata pelo seu compartilhamento do conhecimento. :-) Obrigada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Administração Mercadológica?

Atividades da Administração Mercadológica