O que é Administração Mercadológica?
Algumas pessoas perguntam: Administração Mercadológica é a mesma coisa que Marketing? A resposta é sim. A administração é o ato de analisar, planejar, organizar, executar e controlar as estratégias organizacionais. Dessa forma, a administração mercadológica visa gerenciar todo o planejamento do mercado a fim de realizar uma detecção mercadológica das necessidades do consumidor e levar a ele os produtos ou serviços da forma que o mesmo deseja.
Como a administração mercadológica é uma das áreas ligadas à administração de empresas, é de grande importância que o profissional de marketing tenha também os conhecimentos de administração de empresas. Marketing não se refere apenas à propaganda e a publicidade, e sim a um campo complexo de análise de mercado implantando estratégias que levem ao consumidor um composto de fatores que influenciam em sua decisão de compra.
Para Philip Kotler, o marketing é um processo que leva às pessoas aquilo que elas precisam. Sendo assim, o profissional de marketing tem que pesquisar, detectar, planejar e colocar à disposição do cliente, exatamente o produto que ele necessita.
Analisando o que é Administração e o que é Marketing chegamos a seguinte conclusão:
Leia também: Administração Mercadológica na Produção
Para Philip Kotler, o marketing é um processo que leva às pessoas aquilo que elas precisam. Sendo assim, o profissional de marketing tem que pesquisar, detectar, planejar e colocar à disposição do cliente, exatamente o produto que ele necessita.
Analisando o que é Administração e o que é Marketing chegamos a seguinte conclusão:
- A administração envolve, entre outros atos, a detecção do problema, o planejamento, a execução do planejamento e o controle.
- O Marketing vem da palavra Market que significa "mercado" com a terminação "ing" geralmente é utilizada para colocar um verbo no gerúndio, o que deduz-se que, marketing é o mesmo que "fazendo mercado".
Portanto, o ato de Administrar o Mercado também pode ser traduzido por esse Fazendo Mercado. Ninguém faz mercado sem estudá-lo, planejá-lo e controlá-lo adequadamente.
Quando o Administrador Mercadológico monta o ciclo de vida de um produto, ele está, ao mesmo tempo, detectando o que o cliente necessita, como necessita e por quanto tempo necessita, depois ele planeja como ele irá lidar com essa necessidade do mercado para finalmente acompanhar se o desempenho do produto lançado acompanha o planejado.
Erra o profissional que trata o marketing apenas como um meio de promover o produto. O bom profissional da área de mercado deve ser capaz de projetar todo o fluxo de onde origina a demanda até sua capacidade de oferta. Sendo assim, o profissional de marketing mais indicado para conduzir um projeto desse porte é o Administrador por conter em sua formação todas as bases necessárias para integrar os diversos campos do conhecimento empresarial.
Leia no link abaixo um pouco mais sobre a Administração Mercadoólica.
Leia também: Administração Mercadológica na Produção
Muito bacana, estou indo para o 2º período de administração, agora com uma certa ciência ao que se refere a administração mercadológica...
ResponderExcluirMuito bom. Também estou iniciando o 2° período de Adm e com novas ideias, a principio pretendo seguir esse raciocínio para executar o meu TCC...
ExcluirQue legal. Qualquer dúvida postem aqui. Sou Bacharel em Administração com Ênfase em Marketing e Especialista em Finanças e Controladoria.
ExcluirComeçando meu TCC hoje, seu artigo foi de grande importância para minha decisão.
Excluirestou no ultimo ano de faculdade e achei que nao existia marketing na grade curricular da minha faculdade!
ResponderExcluirque legal, não sabia que adm mercadologica é marketing!
Espero ter ajudado com o conteúdo.
Excluirperfeito!
ResponderExcluirObrigado Mylena
ExcluirTU BRABOO, me ajudou demais. Parabéns pelo artigo
ResponderExcluirObrigado Gabriel
ExcluirSeu Artigo me ajudor muito...
ResponderExcluirPerfeito.
Ótimo! Realmente as pessoas possuem a visão de que marketing é somente propaganda, sendo que na verdade faz parte da ciência administrativa, pois afeta toda e empresa, assim como os demais ativos empresariais.
ResponderExcluirEstarei iniciando o 1° período em administração,com um pouco de conhecimento a respeito.Muito bom!
ResponderExcluirArtigo muito bem produzido!
ResponderExcluirObrigado, colega!